4 de maio de 2012

Concurso O Oleão da Minha Escola - Entrega de Prémios




A EB1 de Moreira e os Jardins de Infância de Serdedelo, Calheiros e Brandara, receberam no passado dia 27 de abril, os prémios do concurso O Oleão da Minha Escola.
O desafio lançado às Instituições de Ensino do Concelho de Ponte de Lima pelo projeto Nós Pela Natureza – desenvolvido em parceria pela Associação Empresarial e o Município de Ponte de Lima, teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade escolar e a população em geral para a correta separação e o devido encaminhamento de óleos alimentares usados (OAU), procurando reduzir os impactos negativos decorrentes da sua utilização e com vista à sua posterior reciclagem.

Participaram no concurso, e de forma entusiasta 10 instituições, perfazendo no total 634 alunos, que de uma forma empenhada e cooperante conseguiram recolher 646 litros de OAU - Óleo Alimentar Usado, junto das suas famílias, o que se traduz na adoção de novos hábitos de separação deste resíduo. Esta ação contou ainda com a colaboração da empresa Future Fuels Biotechnology, licenciada para a valorização deste resíduo transformando em Biodiesel.

Com a presença dos Vereadores do Ambiente, Eng.ª Estela Almeida, e da Educação, Dr. Franclim Sousa, bem como do Gabinete Técnico do Projeto “Nós pela Natureza”, os prémios foram entregues aos respetivos vencedores:

O JI de Moreira, 1º prémio absoluto e o JI de Serdedelo, 1º prémio per capita, receberam uma máquina de fazer velas aromáticas, utilizando o OAU, e ainda uma visita à Future Fuels Biotechnology, onde poderão ver in loco como se transforma o OAU em Biodiesel.
A máquina de fazer velas aromáticas, é um novo equipamento, de origem portuguesa, apresentando-se como uma resposta ao lixo provocado pelos óleos alimentares usados e pelo problema ambiental que estes representam, transformando o OAU em velas decorativas, de diferentes formas, tamanhos, cores e aromas.


                              EB1 de Moreira do Lima                                  JI de Serdedelo

O JI de Calheiros, 2º prémio per capita, vai assistir a uma demonstração de produção de biodiesel, a realizar na própria escola, e recebeu convites para visitar o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que será inaugurado no dia 25 de Maio.
JI de Calheiros

O 3º prémio per capita foi atribuído ao JI de Brandara, recebendo um conjunto de livros sobre ambiente e sustentabilidade.
JI de Brandara

Todas as escolas que aderiram ao concurso O Oleão da Minha Escola receberam certificados de participação.