14 de março de 2012

14 Março | Dia Internacional Pelos Rios




Hoje, dia 14 de Março, celebra-se o Dia Internacional Pelos Rios.
Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade, é banhada pelo Rio Lima, também conhecido como Rio Lethes ou Rio do Esquecimento.

O rio Lima nasce em Espanha, na província de Ourense, dando aí nome à cidade de Xinzo de Limia e desagua na cidade portuguesa de Viana do Castelo, fazendo uma passagem pelos concelhos de Ponte da Barca e Pont...e de Lima. Segundo a lenda, o Rio Lethes possuía o poder de enfeitiçar todos os que o ousassem olhar através da beleza de que este era dono.

Comandadas por Décios Junos Brutos, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 aC. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse, os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, empunhando o estandarte das águias de Roma o comandante chamou da outra margem a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do esquecimento."

[Reza a lenda que na mitologia grega existiria um rio, responsável pelo esquecimento total das memórias de todos os que bebessem das suas águas. A sua localização é contraditória, algumas versões dizem que o Lethes se encontrava nos Campos Elísios, onde os seus habitantes ficariam no paraíso durante 1000 anos até se apagar tudo de terreno neles. Depois disto bebiam as águas do Lethes, esquecendo toda a sua vida e reencarnando em animais.]

Fica a homenagem ao Rio Lima e o apelo para que preservemos todos os dias o Rio Lima e seus afluentes.
E é tão fácil, basta não poluir.