2 de setembro de 2010

O Fim das Lâmpadas Tradicionais




Comece já a reduzir as emissões de CO2* para a atmosfera, substituindo em sua casa as lâmpadas tradicionais (lâmpadas incandescentes) por lâmpadas energeticamente mais eficientes. Esta acção permite reduzir os consumos de electricidade, o que se traduz na redução da factura da luz e ainda na redução das emissões de CO2 para a atmosfera - as novas lâmpadas consomem apenas 20% a 25% da energia consumida pelas lâmpadas tradicionais, além de terem uma duração 6 a 10 vezes superior.
Desde 2009, a UE tem vindo a banir as lâmpadas tradicionais do mercado - começou pelas lâmpadas de 100W em 2009 e, desde o dia 1 de Setembro já não é permitido produzir ou vender lâmpadas de 75W na UE. Para 2011 está previsto o fim das lâmpadas tradicionais de 60W e, em 2012 o fim das lâmpadas de 40W e 25W.
De acordo com a legislação, as lâmpadas já produzidas podem ser comercializadas até ao esgotamento dos stocks existentes.
De que é que está à espera?

*CO2 - Dióxido de carbono; um dos principais gases com efeito de estufa (GEE) que contribui seriamente para o fenómeno das alterações climáticas.

Fonte: adaptado de Parlamento Europeu