21 de dezembro de 2011

Boas Festas




19 de dezembro de 2011

Concurso O Oleão da Minha Escola começa a dar os primeiros "óleos"




O concurso O Oleão da Minha Escola, desafio lançado às escolas do concelho de Ponte de Lima no início do ano letivo 2011/2012, no sentido de sensibilizar a comunidade escolar e respetivas famílias para a correta separação e devido encaminhamento de óleos alimentares usados, começa a dar os primeiros “óleos”.
O Jardim de Infância e a Escola Primária de Outeiro/Moreira do Lima procederam à sua primeira entrega de OAU, perfazendo um total de 36,5L de óleo alimentar usado, que as 55 crianças envolvidas recolheram em casa e levaram para a escola. Parabéns!
O Jardim de Infância de Serdedelo, também está de Parabéns, sendo a segunda Instituição concorrente a proceder à entrega de óleos alimentares usados. As 14 crianças conseguiram recolher junto das suas famílias 47,5L de OAU.
A deposição de OAU em locais inapropriados como condutas de saneamento ou solos é bastante prejudicial ao meio ambiente. Espera-se com a realização deste concurso sensibilizar crianças e respetivas famílias para a importância da adoção de hábitos de separação de resíduos, alertando para os efeitos nefastos decorrentes da deposição de resíduos de forma indiscriminada no meio ambiente, bem como para a importância da prevenção e reciclagem de resíduos.
No total, participam neste concurso 10 escolas do concelho e 634 crianças.


O cantinho da recolha de OAU na Escola de Outeiro em Moreira do Lima.

13 de dezembro de 2011

Ateliê Prendas Ecológicas




No âmbito do Ciclo de Ateliês com Arte em Ponte de Lima, decorreu no passado sábado 10 de Dezembro, no Festival Internacional de Jardins, o Ateliê Prendas Ecológicas dinamizado pelo Projeto Nós Pela Natureza.

Os participantes tiveram oportunidade de realizar eco-prendas para oferecer a familiares e amigos, e eco-enfeites para a árvore de natal.

Eco de ecológico e económico, pois os materiais utilizados na concepção dos vários projetos eram essencialmente resíduos como cápsulas de café, rolos de papel higiénico, pacotes de leite, garrafas de plástico, tampinhas de plástico e rolhas de cortiça.

A troca de experiências e ideias sobre reutilização/reciclagem foi também uma mais-valia para todos os que participaram neste ateliê, que no final levaram para casa os projetos realizados.
Esta foi também uma iniciativa aprovada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Veja o álbum completo AQUI.


Pulseira feita a partir de anilhas de latas de regrigerante.


Colar feito com cápsulas de café.


A nossa árvore de natal com enfeites ecológicos.


As propostas de enfeites e prendas ecológicas para realização durante o Ateliê.

6 de dezembro de 2011

Dezembro 2011 | Ateliê Prendas Ecológicas