18 de fevereiro de 2011

DOCE LAGOA – PRIMEIRO ADERENTE A DIVULGAR A CERTIFICAÇÃO NÓS PELA NATUREZA NOS SEUS PRODUTOS




Anabela Rodrigues, proprietária das compotas DOCE LAGOA, aderente ao Projecto Nós Pela Natureza (NPN), teve a iniciativa de aplicar o logótipo do projecto NPN nos rótulos dos seus produtos. Esta atitude advém da consciência da mais valia que isso representa para a promoção ambiental do negócio e para a sensibilização de quem compra os seus produtos. Por um lado, os consumidores ficam a saber que as compotas DOCE LAGOA são confeccionadas com a preocupação de minimizar os impactos ambientais associados à sua confecção, através da redução da produção de resíduos – aproveitamento de resíduos orgânicos (cascas de fruta) para alimentação de animais e compostagem e reutilização de paletes de madeira para fazer os suportes das compotas, e da redução dos consumos de água e energia. Por outro lado, ao divulgar a certificação Nós Pela Natureza espera-se que os consumidores das compotas DOCE LAGOA procurem saber mais sobre este projecto e adoptem as boas práticas ambientais preconizadas nesse âmbito.

17 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DE TROCA DE LÂMPADAS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PONTE DE LIMA




No âmbito de uma parceria com a Eco.EDP, a ESPL está a promover uma campanha de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas económicas(fluorescentes).
Dirija-se já à ESPL, leve as suas lâmpadas incandescentes e troque-as por lâmpadas económicas, a custo zero. De que é que está à espera?

Comece já a reduzir a factura da luz e as emissões de CO2* para a atmosfera, substituindo em sua casa e no seu local de trabalho as lâmpadas tradicionais (lâmpadas incandescentes) por lâmpadas de baixo consumo (energeticamente mais eficientes).
As novas lâmpadas consomem apenas 20% a 25% da energia consumida pelas lâmpadas tradicionais, além de terem uma duração 6 a 10 vezes superior.

*CO2 – Dióxido de carbono; um dos principais gases com efeito de estufa (GEE) que contribui seriamente para o fenómeno das alterações climáticas.

14 de fevereiro de 2011

PROJECTO NÓS PELA NATUREZA APRESENTADO NA CIM ALTO MINHO




Na passada quarta-feira, dia 9 de Fevereiro, o Projecto Nós Pela Natureza foi apresentado aos presidentes dos dez Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima. A CIM teve oportunidade de conhecer o Projecto, os seus objectivos, a estratégia de implementação levada a cabo em Ponte de Lima, e ainda conhecer o testemunho de alguns aderentes ao projecto.
Constitui um objectivo dos seus promotores, a expansão do Projecto Nós Pela Natureza aos vários municípios da CIM, no sentido de difundir a implementação de boas práticas ambientais, contribuindo para que a região do Alto Minho participe activamente no desenvolvimento sustentável das suas actividades socioeconómicas e turísticas.